XII Jornada de Serviço Social da ESBAM

Iniciando a programação da Jornada com pé direito, os acadêmicos do curso de Serviço Social da ESBAM, participaram na última segunda-feira (16/05), da palestra magna em alusão ao Dia da(o) Assistente Social, realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas – ALEAM.

Com a temática ‘Serviço Social, uma profissão necessária para o Brasil’, o conjunto de conselhos federal e regional de Serviço Social, buscou ressaltar nesse ano o Serviço Social como uma profissão regulamentada, reconhecida pela sociedade e com profissionais qualificados e aptos para intervir nas relações sociais.

Conselho Regional de Serviço Social 15a – CRESS-AM

Laurisana Maria Camargo, atual presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Estado do Amazonas e também professora da ESBAM, comentou que o espaço acadêmico é de extrema importância para os futuros profissionais do Serviço Social.

“As atividades desenvolvidas no espaço acadêmico são fundamentais para a formação dos futuros assistentes sociais. É por meio delas que os acadêmicos desenvolvem o pensamento crítico e entendem que a formação do curso é ligada diretamente com o ensino, pesquisa e extensão”, pontuou.

A presidente comentou ainda que “As atividades que são desenvolvidas dentro do espaço acadêmico somam para fortalecer os trabalhos dos professores e, também, consolidar o vínculo que a profissão vem construindo. O acadêmico se aproxima diretamente das políticas públicas, saúde e educação, que são as bandeiras de luta que o Serviço Social tem como base fundante para as ações que desenvolvemos em prol de toda a categoria”, disse.

Serviço Social – ESBAM

De acordo com a Coordenadora do curso de Serviço Social da ESBAM, Profª. Me. Simone Lisboa, a grande alegria desse ano foi ter realizado a Jornada de forma presencial.

“Após dois anos de pandemia, conseguimos realizar a Jornada de forma presencial. A atividade foi um verdadeiro sucesso, considerando a presença maciça do nosso alunado e dos demais convidados, que se fizeram presentes na abertura (ALEAM) e nos demais dias na sede da ESBAM”, ressaltou.

O comprometimento e envolvimento dos alunos foi bastante importante nesse processo, pois somou positivamente para um resultado assertivo nas produções dos materiais que foram expostos ao longo da Jornada, complementou.

Para Wanderson Carvalho, acadêmico do 4° período do curso de Serviço Social e secretário da nova gestão na Enesso, a Jornada serviu como peça fundamental no dialogo das lutas emancipadoras do dia-a-dia no estado do Amazonas.

“Ao longo desses três dias de Jornada, pudemos constatar o fortalecimento da formação do trabalho profissional no Amazonas. As informações passadas por cada profissional demonstraram perfeitamente a luta diária de um assistente social, que tem como principal objetivo a garantia dos direitos ético-político, democracia assertiva e luta contínua por um piso salarial justo”, enfatizou.

A atividade contribuiu também para que os futuros assistentes sociais tenham assegurados os seus direitos, contando sempre com o apoio e vivência dos professores, coordenadores e de todos aqueles que estão envolvidos na formação da carreira.

Texto e Fotos: Lucas Farias