NUDESC
Núcleo de Desenvolvimento Social e Cidadania

Coordenadora
Ma. Simone Moraes Lisboa

Professora Responsável
Ma. Simone Moraes Lisboa

Apresentação

O Núcleo de Desenvolvimento Social e Cidadania – NUDESC, parte integrante do curso de Serviço Social, contribui de forma significativa na vida acadêmico-profissional dos alunos, uma vez que os coloca em contato com a realidade social dos colaboradores da instituição e da comunidade adjacente a ESBAM. O contato com a realidade social proporciona, ao acadêmico, amadurecimento teórico uma vez que ele vislumbra com maior clareza a importância da teoria apreendida no espaço acadêmico com a prática, no âmbito da executabilidade das intervenções sociais.

O NUDESC é um campo de pesquisa, extensão e estágio supervisionado, e sua contribuição aguça o faro pesquisador do aluno, onde o mesmo pode desenvolver projetos de intervenção junto aos dois públicos atendidos pelo projeto, o que lhe proporciona um grande amadurecimento acadêmico-profissional, preparando-o para as suas futuras intervenções quando inserido ao mercado de trabalho.  O público alvo do NUDESC é dividido em dois grupos, sendo eles: a) Colaboradores da ESBAM; b) Comunidade Adjacente. As ações que são desenvolvidas perpassam por abordagens de saúde coletiva, cidadania e inclusão social.

O público em tese foi definido a partir do entendimento de que o município de Manaus apresenta, ao longo de seu processo histórico, um crescimento urbano desordenado que produz e reproduz condições de vulnerabilidade social que marcam o cotidiano de vida e de trabalho em boa parte de sua população. Essas condições expressam a chamada questão social que adquire particularidades resultantes de aspectos históricos, políticos, culturais e econômicos circunscritos à região, bem como também atinge o contexto da saúde do trabalhador e da sociedade em geral.

Horário de Funcionamento
Quinta-feira – 13h às 17h

Telefone:
99984-1975

E-mail:
simonelisboa@esbam.edu.br

Local:
Rua Leonor Teles, 153, Conjunto Abílio Nery – Adrianópolis
CEP: 69057-510 – Manaus, Amazonas.

Atividades 2024/1

  • Abril/2024

    30/04/2024 –9h às 17h – Unidade Centro

    NUDESC de Portas Abertas a Comunidade
    Campanha de Destinação do Imposto de Renda para os Fundos Municipais dos Direitos dos Idosos e da Criança e Adolescente.

    (Parceria: NUDESC-ESBAM / FORÚM PERMANENTE DOS IDOSOS / PREFEITURA DE MANAUS)

  • Maio/2024

    17/05/2024 – 9h às 12h – Praça do Congresso

    NUDESC de Portas Abertas a Comunidade
    Ato Público Semana do Dia Nacional do Assistente Social

    (Parceria: NUDESC-ESBAM / Sindicato de Assistentes Sociais – SASEAM / Conselho Regional de Serviço Social 15a Região – CRESS-AM / Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social – ENESSO)

  • Junho/2024

    05/06/2024 – 9h às 17 – Áreas Externas Unidade Centro

    NUDESC de Portas Abertas a Comunidade
    Campanha de Responsabilidade Social

    (Parceria: NUDESC-ESBAM / Fórum das Aguas/ SARES)

  • Junho/2024

    20/05/2024 – 15h às 20h

    XVI Mostra de Estágio Supervisionado
    Local: Área de Externa Unidade Centro