Todos os dias milhares de pessoas têm pensamentos suicidas. A crescente no número desses casos é assustador. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 11.433 mortes por suicídio em 2016, uma média de um caso a cada 46 minutos.

Com o intuito de promover uma reflexão sobre a importância do equilíbrio psíquico, a Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), por meio da Clínica Escola de Psicologia da Instituição, realizam no dia 26/9, a palestra ‘A importância da valorização à vida.

Ana Margareth Almeida Braga Maia, coordenadora da Clínica Escola de Psicologia da Esbam, relatou as medidas a serem tomadas para ajudar os entes queridos nesse momento tão difícil. “O aumento nos casos de pessoas com ideação suicida tem aumentado significativamente. Os pensamentos estão atrelados ao contexto de depressão e ansiedade. Precisamos estar sempre observando os sinais que as pessoas nos dão, tais como mudança de humor e isolamento do meio social”, comentou.

No que diz respeito às literaturas e a vivência de consultório, Ana Margareth comenta que ainda é comum em pessoas com uma vida social estável darem alguns sinais, como por exemplo, na fala: “minha vida não vale mais a pena” “não desejo mais viver” “preciso acabar com minha dor”. Nesses casos, devemos estar atentos para que essa conduta não venha evoluir a uma ideação suicida e possamos levar esse amigo/familiar ao cuidado específico que é a terapia acompanhada e/ou uso de medicamentos por meio de encaminhamento médico.

O suicídio é um fenômeno que está em alta no contexto em que vivemos. As causas variam de desemprego, replanejamento de vida e até mesmo a busca por uma felicidade que é instável, gerando frustração quando não conseguimos executar os planos almejados.

A palestra ‘A importância da valorização à vida’ acontece no auditório da Faculdade Esbam, localizado na Rua Leonor Teles, 153, Adrianópolis, a partir das 19h.