Nome do Curso: Graduação em Ciências Contábeis
Portaria de Renovação: Portaria nº 385 de 13/08/2024, publicada no D.O.U. nº 156, Seção 1, pág. 45 de 14/008/2024.
Duração (ano/ semestre): 04 anos (08 semestres)
Objetivo do Curso:
Objetivo Geral
Formar profissionais com ampla visão mercadológica e empresarial, com postura gerencial, apto ao exercício das variadas possibilidades da intervenção profissional no campo da Ciência Contábil, nas empresas privadas e entidades públicas.
Objetivos Específicos
- Propiciar o conhecimento contábil, com ênfase na interpretação e análise de relatórios contábeis, possibilitando tomadas de decisão orientadas em todos os níveis
administrativos;
- Proporcionar o conhecimento dos avanços na área de informática, de controle interno, e na área gerencial, para determinar um redirecionamento da atividade do bacharel
para uma visão intra-organizacional;
- Proporcionar ao aluno uma formação doutrinária-científica em bases sólidas, oferecendo-lhe condições de pensar a Contabilidade com raciocínio lógico e prático;
- Formar profissionais capazes de promover a realização de estudos sobre os fatos contábeis da administração de entidades privadas e/ou públicas;
- Formar profissionais dotados de conhecimentos e visão empreendedora e integradora, para atuarem como gestores e/ou como empresário da contabilidade ou, ainda, de forma autônoma, como consultor, auditor, perito e/ou analista;
- Capacitar profissionais que possam exercer suas funções, não somente com competência, mas também com plena consciência da responsabilidade ética assumida perante a sociedade e, em particular, junto às legítimas organizações que a integram;
- Ensejar condições para uma construção adequada e contínua do conhecimento intelectual e permitindo a integração do Contador na estratégia dos negócios;
- Desenvolver as áreas de conhecimento, competências, habilidades, atitudes e valores éticos, fundamentais à formação acadêmica e profissional do bacharel em Ciências Contábeis;
- Proporcionar aprendizado interdisciplinar, necessário para que o futuro bacharel em Ciências Contábeis possa vir a superar os desafios de renovadas condições tecnológico e de mercado para o exercício profissional na região amazônica e para a produção do conhecimento;
- Contemplar a abordagem de temas observando o equilíbrio teórico-prático, desvinculado da visão tecnicista, permitindo na prática e no exercício das atividades a aprendizagem da arte de aprender;
- Buscar a abordagem precoce de temas inerentes às atividades profissionais de forma integrada, evitando a separação entre ciclo básico e profissional;
- Favorecer a flexibilização curricular de forma a atender os interesses mais específicos/atualizados, sem perda dos conhecimentos essenciais ao exercício da profissão;
- Disponibilizar tempo para a consolidação dos conhecimentos e para as atividades complementares objetivando progressiva autonomia intelectual do aluno;
- Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da investigação científica e da extensão.
Perfil do Egresso:
O egresso do Curso de Ciências Contábeis da ESBAM será um profissional capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, nos diferentes modelos de organização; que apresenta pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas; e capacidade crítico analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.
O avanço das técnicas em Controladoria, Auditoria e, notadamente nos Sistemas de Informações Contábeis tem reservado ao Bacharel em Ciências Contábeis um dos papéis mais relevantes tanto no registro sistemático e cronológico das informações, como no subsídio à formulação de decisões nos mais diferentes níveis gerenciais. Os relatórios gerenciais oriundos de sistemas integrados de informações passaram a ser utilizados em todos os níveis administrativos, resultando num uso mais intensivo das informações contábeis, tanto como subsídio à formulação de decisões, como instrumento de controle interno. Mais recentemente, tem se discutido com muita ênfase as atribuições relacionadas com a consultoria empresarial.
Dessa forma, o egresso do Curso de Ciências Contábeis poderá:
- Planejar, executar e controlar atividades contábeis e empresariais nos mais diversos setores, tanto do ponto de vista fiscal quanto gerencial;
- Desenvolver autonomia para o autogerenciamento e a reciclagem profissional;
- Transformar dados contábeis em informações gerenciais úteis para decisões da direção ou do público externo (investidores);
- Adequar relatórios contábeis aos princípios fundamentais de contabilidade locais, de outros blocos econômicos ou universais;
- Desenvolver a ética nas relações profissionais, na precisão dos trabalhos e nos registros.
Competências e Habilidades do Egresso:
O Curso de Graduação em Ciências Contábeis possibilitará a formação de profissional que revele as seguintes competências e habilidades:
a) Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;
b) Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
c) Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
d) Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
e) Desenvolver, com motivação e por intermédio de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a capacitação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;
f) Exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante a sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de
valores orientados para a cidadania;
g) Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;
h) Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas por intermédio da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais;
i) Revelar capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.
Além disso, serão estimuladas competências e habilidades de comunicação, interpretação e de administração. Com essas competências e habilidades procura-se formar profissionais, que não só saibam aplicar a linguagem contábil na confecção de relatórios, mas que tenham uma formação gerencial capaz de tomar decisões e liderar equipes de trabalho.
Adicionalmente, o Curso de Ciências Contábeis da ESBAM pretende contribuir para a construção de uma consciência coletiva a respeito da necessidade de contínuo aperfeiçoamento para o exercício da profissão.
Metodologias:
A metodologia de ensino adotada na ESBAM possui caráter flexível e tem seu foco na aprendizagem a partir de situações-problema, da articulação horizontal e vertical do currículo, da busca constante da integração entre teoria e prática e guarda sintonia com a realidade dos alunos, com o perfil de profissional que se quer formar e nas mudanças que ocorrem na sociedade. Atendendo aos princípios norteadores da Proposta Educacional da IES tem como fundamento os quatro pilares do saber propostos pela UNESCO que devem nortear o processo educativo, o ensino por competências, desenvolvido na ESBAM e descrito no Plano Institucional da Instituição – PDI, a saber:
- Aprender a conhecer;
- Aprender a fazer;
- Aprender a conviver;
- Aprender a ser.
Os professores, principais mentores deste processo, buscam estimular os alunos à reflexão, à superação de desafios e ao aprofundamento dos estudos ao longo do curso, a partir dos conhecimentos e experiências que possuem.
A metodologia de ensino baseia-se na:
- Harmonia com os princípios estabelecidos pela Instituição;
- Orientação das diretrizes curriculares nacionais e pelos princípios da transversalidade, da interdisciplinaridade e da contextualização;
- Integração entre os saberes acadêmicos e as práticas de formação profissional;
- Desenvolvimento de competências e habilidades de caráter prático durante o período de integralização do curso;
- Priorização do uso de novas tecnologias educacionais;
- Capacidade de analisar a realidade social, política e econômica, propiciando a formação profissional exigida pelo mercado que respeita ao mesmo tempo, os fundamentos humanísticos do conhecimento e apropria as vantagens dos novos campos do avanço científico e tecnológico, com a sua consequente influência sobre a organização do conhecimento.
Essas metodologias estão adequadas à concepção do curso e englobam atividades que permitem o desenvolvimento de conhecimentos científicos, técnicos e pedagógicos. As pesquisas documentais, leituras e discussões de textos, análise de casos, seminários, estudos dirigidos, visitas técnicas, excursões e aulas expositivas dialogadas são alguns exemplos de metodologias utilizadas, onde os conteúdos são trabalhados de forma transversal, interdisciplinar, considerando a necessidade de propiciar ao aluno formação para a cidadania, autonomia intelectual, compromisso e solidariedade e responsabilidade social.
Sistema de Avaliação:
A metodologia da avaliação da aprendizagem é definida pelo professor ou grupo de professores de cada disciplina ou componente curricular, no respectivo Plano de Ensino, aprovado pelo Colegiado do Curso e encaminhado ao Coordenador do Curso, assinado pelos alunos, na primeira semana após o início do período letivo, para registro e arquivamento.
As Avaliações Institucionais em datas fixadas no calendário acadêmico, a saber:
I – AV1 – conteúdo ministrado até a realização da 1ª avaliação;
II – AV2 – conteúdo ministrado até a data da 2ª avaliação.
Dar-se-á aprovado se Média Final for maior ou igual a 5,0 após exame final
MF= (AV1 + AV2 + Exame Final) / 3
Se caso a Média Bimestral, (Av1 + AV2) / 2, for maior ou igual a 7,0. Aprovado direto, caso contrario terá que fazer exame final.