O que é o ENADE?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ele é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, por isso, é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação, durante o primeiro (ingressantes) e último (concluentes) ano do curso.
Ministério da Educação/Gabinete do Ministro – Governo Federal
Qual a importância do ENADE?
Para a Faculdade
O Conceito é calculado a partir da média dos resultados obtidos pelos estudantes que realizaram o ENADE, levando em consideração a Formação Geral e os Componentes Específicos. A nota da IES é utilizada pelo SINAES para avaliar a qualidade do ensino prestado à comunidade acadêmica.
Para o Aluno
Ao avaliar a qualidade de cada curso, de acordo com o desempenho dos estudantes, a nota do ENADE serve como critério de seleção para candidatos a vagas no mercado de trabalho. Um curso bem avaliado tende a destacar a qualidade da formação do candidato, trazendo prestígio para o estudante e para a IES. Além disso, uma boa nota no ENADE é um diferencial importante para o ingresso em cursos de pós-graduação.
Perguntas frequentes:
COMO FUNCIONA?
Todos os anos, o INEP seleciona e divulga os cursos superiores que participarão do ENADE. Assim, as instituições de ensino realizam a inscrição e acompanham o cadastro dos estudantes aptos a participar da prova. Em seguida, os alunos preenchem um questionário sobre a IES e, por fim, realizam o exame na data designada pelo MEC/INPE.
O ENADE É OBRIGATÓRIO ?
De acordo com o art. 7º da Portaria do INEP nº 41, de 20 de janeiro de 2022:
Art. 7º – O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, nos termos do § 5º do art. 5º da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, ou seja, todos os estudantes elegíveis (ingressantes e concluintes) devem realizar o ENADE.
PARA QUE SERVE?
O ENADE serve para avaliar o aprendizado dos estudantes em relação ao conteúdo do programa curricular dos cursos participantes do ciclo avaliativo, assim como avalia a aptidão desses alunos para a vida profissional. O resultado dessa avaliação é convertido em notas de 1 a 5, que medem a proficiência dos cursos presenciais e EAD. As notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias, a nota 3 indica que o curso atende à expectativa do MEC e as notas 4 e 5 apontam para graus elevados de qualidade. As notas do ENADE definem apenas a qualidade específica de cada curso avaliado e não a qualidade geral da IES. Mas, o MEC utiliza a nota do ENADE e, em conjunto com Conceito Preliminar de Curso, o CPC, avalia a qualidade do ensino superior no Brasil.
QUAIS OS CURSOS DA ESBAM FARÃO A PROVA EM 2023?
O Enade 2024 será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos vinculados às Áreas de Avaliação relacionadas abaixo, com a devida correspondência de grau acadêmico conferido e rótulo da Classificação Internacional Normalizada da Educação adaptada para os cursos de graduação e sequenciais do Brasil (Cine Brasil) vinculados a cada Área de Avaliação do Enade:
- Pedagogia (Licenciaturas)
OS RESULTADOS DO ENADE?
Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pelo MEC e pelo INEP. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.
QUANDO SERÁ REALIZADO O ENADE 2024?
- Data provável do exame – em 24 de Novembro de 2024.
Abertura dos portões: 12h (Horário de Brasília)Fechamento dos portões: 13h (Horário de Brasília)
A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, ambas contendo questões discursivas e de múltipla escolha que são especificadas da seguinte forma:
Componente de Formação Geral, 10 (dez) questões, sendo 01 (uma) discursivas e 9 (nove) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
Componente específico de cada área de avaliação, 30 (trinta) questões, sendo 1 (uma) discursivas e 29 (vinte e nove) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
A prova de Formação Geral tem a concepção dos seus itens balizada pelos princípios dos Direitos Humanos, e as questões discursivas avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.
Edital ENADE 2024
Edital ENADE 2023
Edital ENADE 2022