Nome do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira
Portaria de Renovação: Portaria nº 378 de 21/08/2019, publicada no D.O.U. nº 162, Seção 1, pág. 32 de 22/08/2019.
Duração (ano/ semestre): 02 anos (04 semestres)
Objetivo do Curso:
Objetivo Geral
Formar profissionais dotados de compreensão estratégica do papel do gestor financeiro no gerenciamento do capital financeiro das organizações, utilizando as ferramentas mercadológicas na prática diária das organizações e proporcionando, através de estratégias de gestão, a melhoria contínua das pessoas nas organizações.
Objetivos Específicos
Desenvolver habilidades e competências que permitam ao Egresso atuar em Gestão Financeira, nas Empresas e Organizações Financeiras;
Analisar a dinâmica do ambiente de negócios e seus efeitos na estratégia e competitividade empresarial;
Compreender os conceitos essenciais, princípios, técnicas e processos das finanças no âmbito das organizações;
Planejar, organizar, dirigir, coordenar, avaliar e controlar processos técnicos que visem aperfeiçoar a área financeira, com vistas à melhoria das organizações;
Analisar demonstrações financeiras;
Elaborar estudos de viabilidade empresarial;
Subsidiar o processo de tomada de decisões na instituição;
Aplicar programas tradicionais e estratégicos de remuneração;
Compreender e apoiar os processos de mudança relacionados às pessoas;
Conhecer as leis trabalhistas e as obrigações decorrentes dos contratos individuais e dos instrumentos coletivos de trabalho;
Desenvolver estratégias que harmonizem as relações entre empresa, funcionários e sindicatos;
Adotar medidas que assegurem a integridade física e a saúde dos colaboradores no ambiente de trabalho;
Compreender o negócio e alinhar a gestão de recursos humanos, pelo gerenciamento do desempenho e do aproveitamento do potencial dos colaboradores, orientando as ações para resultados e a agregação de valores aos negócios;
Internalizar os valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional e da contínua necessidade de aprimoramento profissional, necessárias ao desempenho de suas funções na empresa.
Perfil do Egresso:
O egresso do Curso de Tecnologia em Gestão Financeira da ESBAM será um profissional capacitado a elaborar relatórios analíticos para acompanhamento dos resultados financeiros
das empresas; elaborar indicadores quantitativos para tomada de decisões; coletar, organizar e analisar informações gerenciais para construção do orçamento empresarial; qualificar os diversos indicadores econômicos e financeiros para a gestão do negócio; avaliar os custos das fontes de financiamento e de produção a curto e longo prazo; articular soluções de fluxo de caixa; aplicar métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento, captação e otimização de investimento dos recursos empresariais, trabalhando em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa, gerenciando os processos financeiros da empresa, avaliando e emitindo parecer técnico em sua área de formação e sendo competente para
buscar continuamente a atualização em sua área profissional, consciente de que o senso ético de responsabilidade social deve nortear o exercício da profissão.
Considerando o ritmo de mudança que atinge a sociedade e em especial as empresas e organizações o Tecnólogo em Gestão Financeira deverá possuir capacidade de comunicação oral e escrita, sólida formação técnica, compreendendo os diferentes processos, metodologias e instrumentos, conceitos e estratégias utilizadas em seu campo de trabalho. Será um profissional atualizado nos conceitos e nas práticas de gestão financeira tendo como pontos de excelência a Gestão de Remuneração e Gerenciamento do Capital financeiro.
Deverá ainda saber agregar valor aos negócios e compreender as relações entre o contexto das organizações e os contextos econômicos, políticos, sociais e culturais que interferem nas diretrizes organizacionais e nas formas de atuação dos profissionais sob sua gestão.
Competências e Habilidades do Egresso:
O Curso de Graduação em Ciências Contábeis possibilitará a formação de profissional que revele as seguintes competências e habilidades:
a) Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;
b) Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
c) Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
d) Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
e) Desenvolver, com motivação e por intermédio de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a capacitação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;
f) Exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante a sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de
valores orientados para a cidadania;
g) Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;
h) Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas por intermédio da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais;
i) Revelar capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.
Além disso, serão estimuladas competências e habilidades de comunicação, interpretação e de administração. Com essas competências e habilidades procura-se formar profissionais, que não só saibam aplicar a linguagem contábil na confecção de relatórios, mas que tenham uma formação gerencial capaz de tomar decisões e liderar equipes de trabalho.
Adicionalmente, o Curso de Ciências Contábeis da ESBAM pretende contribuir para a construção de uma consciência coletiva a respeito da necessidade de contínuo aperfeiçoamento para o exercício da profissão.
Metodologias:
A metodologia de ensino adotada na ESBAM possui caráter flexível e tem seu foco na aprendizagem a partir de situações-problema, da articulação horizontal e vertical do currículo, da busca constante da integração entre teoria e prática e guarda sintonia com a realidade dos alunos, com o perfil de profissional que se quer formar e nas mudanças que ocorrem na sociedade. Atendendo aos princípios norteadores da Proposta Educacional da IES tem como fundamento os quatro pilares do saber propostos pela UNESCO que devem nortear o processo educativo, o ensino por competências, desenvolvido na ESBAM e descritos no Plano Institucional da Instituição – PDI, a saber:
Aprender a conhecer;
Aprender a fazer;
Aprender a conviver;
Aprender a ser.
Os professores, principais mentores deste processo, buscam estimular os alunos à reflexão, à superação de desafios e ao aprofundamento dos estudos ao longo do curso, a partir dos conhecimentos e experiências que possuem.
A metodologia de ensino baseia-se na:
Harmonia com os princípios estabelecidos pela Instituição;
Orientação das diretrizes curriculares nacionais e pelos princípios da transversalidade, da interdisciplinaridade e da contextualização;
Integração entre os saberes acadêmicos e as práticas de formação profissional;
Desenvolvimento de competências e habilidades de caráter prático durante o período de integralização do curso;
Priorização do uso de novas tecnologias educacionais;
Capacidade de analisar a realidade social, política e econômica, propiciando a formação profissional exigida pelo mercado que respeita ao mesmo tempo, os fundamentos humanísticos do conhecimento e apropria as vantagens dos novos campos do avanço científico e tecnológico, com a sua consequente influência sobre a organização do conhecimento.
Essas metodologias estão adequadas à concepção do curso e englobam atividades que permitem o desenvolvimento de conhecimentos científicos, técnicos e pedagógicos. As pesquisas documentais, leituras e discussões de textos, análise de casos, seminários, estudos dirigidos, visitas técnicas, excursões e aulas expositivas dialogadas são alguns exemplos de metodologias utilizadas, onde os conteúdos são trabalhados de forma transversal, interdisciplinar, considerando a necessidade de propiciar ao aluno formação para a cidadania, autonomia intelectual, compromisso e solidariedade e responsabilidade social.
Sistema de Avaliação:
A metodologia da avaliação da aprendizagem é definida pelo professor ou grupo de professores de cada disciplina ou componente curricular, no respectivo Plano de Ensino, aprovado pelo Colegiado do Curso e encaminhado ao Coordenador do Curso, assinado pelos alunos, na primeira semana após o início do período letivo, para registro e arquivamento.
As Avaliações Institucionais em datas fixadas no calendário acadêmico, a saber:
I – AV1 – conteúdo ministrado até a realização da 1ª avaliação;
II – AV2 – conteúdo ministrado até a data da 2ª avaliação.
Dar-se-á aprovado se Média Final for maior ou igual a 5,0 após exame final MF= (AV1 + AV2 + Exame Final) / 3
Se caso a Média Bimestral, (Av1 + AV2) / 2, for maior ou igual a 7,0. Aprovado direto, caso
contrario terá que fazer exame final.