Nome do Curso: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Portaria de Renovação: Portaria nº 378 de 21/08/2019, publicada no D.O.U. nº 162, Seção 1, pág. 32 de 22/08/2019.
Duração (ano/ semestre): 02 anos, 04 semestres
Objetivo do Curso:
Em atendimento ao dispositivo legal, prescrito no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, que define o perfil esperado para os diversos cursos Superiores de Tecnologia, a Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM tem como Objetivo Geral para o Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos:
Formar profissionais dotados de compreensão estratégica do papel do gestor de recursos humanos no gerenciamento do capitais humano e intelectual das organizações, utilizando as ferramentas mercadológicas na prática diária das organizações, e proporcionando através de estratégias de gestão, a melhoria contínua das pessoas nas organizações.
Perfil do Egresso:
Um profissional competente para planejar e gerenciar sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios, desenvolver planos de carreira, promover o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias), planejar programas de qualidade de vida no trabalho, especificar e gerenciar sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização, avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores, avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
Competências e Habilidades do Egresso:
Geral:
O Acadêmico do Curso de Gestão de Recursos Humanos estar apto a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades em sua área profissional e ter formação específica para: Aplicação, desenvolvimento, pesquisa aplicada e inovação tecnológica e a difusão de tecnologias; Gestão de processos de produção de bens e serviços; e o desenvolvimento da capacidade empreendedora.
Específicas:
- desempenho de suas funções técnicas e profissionais:
- compreensão do papel da Economia, Contabilidade e das técnicas de negociação dentro de uma empresa;
- conhecimento dos princípios da formação ética que regem a profissão;
- formação conceitual e prática a respeito do campo de conhecimento;
- espírito crítico e capacidade de análise que o capacite a identificar as fontes de mudanças, os problemas potenciais para formular alternativas de solução adequadas à realidade de mercado e das organizações locais e regionais;
- capacidade de investigar e identificar as necessidades e os métodos apropriados de intervenção de modo a assegurar a adequação das diversas ferramentas de recursos humanos demandadas pelas organizações;
- habilidade técnica e humana para compreender, participar e intervir, de maneira competente, no processo de competitividade no qual estão inseridas as empresas e organizações.
Metodologias:
A metodologia de ensino adotada na ESBAM possui caráter flexível e tem seu foco na aprendizagem a partir de situações-problema, da articulação horizontal e vertical do currículo, da busca constante da integração entre teoria e prática e, ainda, guarda sintonia com a realidade dos alunos, do perfil de profissional que se quer formar e nas mudanças que ocorrem na sociedade. Atendendo aos princípios norteadores da Proposta Educacional da IES tem como fundamento os quatro pilares do saber que norteiam o processo educativo, o ensino por competências, desenvolvido na ESBAM e descrito no Plano Institucional da Instituição – PDI, a saber:
- Aprender a conhecer;
- Aprender a fazer;
- Aprender a conviver;
- Aprender a ser.
Os professores, principais mentores deste processo, buscam estimular os alunos à reflexão, à superação de desafios e ao aprofundamento dos estudos ao longo do curso, a partir dos conhecimentos e experiências que possuem.
A metodologia de ensino baseia-se na:
- Harmonia com os princípios estabelecidos pela Instituição;
- Orientação das diretrizes curriculares nacionais e pelos princípios da transversalidade e interdisciplinaridade, Formação profissional para a cidadania, Estímulo à autonomia intelectual, Solidariedade, Compromisso e responsabilidade social;
- Integração entre os saberes acadêmicos e as práticas de formação profissional;
- Desenvolvimento de competências e habilidades de caráter prático durante o período de integralização do curso;
- Priorização do uso de novas tecnologias educacionais;
- Respeito aos fundamentos humanísticos do conhecimento e apropriação dos novos campos de avanço científico e tecnológico, com a sua consequente influência sobre as organizações e empresas e as dimensões dos problemas humanos.
Essas metodologias estão adequadas à concepção do curso e englobam atividades que permitem o desenvolvimento de conhecimentos científicos, técnicos e pedagógicos. As pesquisas documentais, leituras e discussões de textos, análise de casos, seminários, estudos dirigidos, visitas técnicas, excursões e aulas expositivas dialogadas são alguns exemplos de metodologias utilizadas. A metodologia de ensino vivenciada na ESBAM considera como fundamental o diálogo e a integração entre as diversas disciplinas em programas que envolvem Interdisciplinaridade, Transversalidade, Formação Profissional para a Cidadania, Autonomia Intelectual, Responsabilidade Social, Compromisso e Solidariedade, Educação e Meio Ambiente.
Sistema de Avaliação:
Art. 4º A metodologia da avaliação da aprendizagem é definida pelo professor ou grupo de professores de cada disciplina ou componente curricular, no respectivo Plano de Ensino,
aprovado pelo Colegiado do Curso e encaminhado ao Coordenador do Curso, assinado pelos alunos, na primeira semana após o início do período letivo, para registro e arquivamento. Art. 5º As Avaliações Institucionais em datas fixadas no calendário acadêmico, a saber: I – AV1 – conteúdo ministrado até a realização da 1ª avaliação; II – AV2 – conteúdo ministrado até a data da 2ª avaliação.