NUDESC
Núcleo de Desenvolvimento Social e Cidadania
Coordenadora
Ma. Simone Moraes Lisboa
Professora Responsável
Ma. Simone Moraes Lisboa
Apresentação
O Núcleo de Desenvolvimento Social e Cidadania – NUDESC, parte integrante do curso de Serviço Social, contribui de forma significativa na vida acadêmico-profissional dos alunos, uma vez que os coloca em contato com a realidade social dos colaboradores da instituição e da comunidade adjacente a ESBAM. O contato com a realidade social proporciona, ao acadêmico, amadurecimento teórico uma vez que ele vislumbra com maior clareza a importância da teoria apreendida no espaço acadêmico com a prática, no âmbito da executabilidade das intervenções sociais.
O NUDESC é um campo de pesquisa, extensão e estágio supervisionado, e sua contribuição aguça o faro pesquisador do aluno, onde o mesmo pode desenvolver projetos de intervenção junto ao público atendido pelo projeto, o que lhe proporciona um grande amadurecimento acadêmico-profissional, preparando-o para as suas futuras intervenções quando inserido ao mercado de trabalho.
O público alvo do NUDESC se ampliou devido o atendimento da demanda espontânea da Comunidade e Organizações do Terceiro Setor que compõe a Sociedade Civil. Atualmente as ações tem-se concentrado nas demandas da rede pública de ensino, de famílias das/os acadêmicas/os, colaboradores e instituições parceiras concedentes de campos de estágio. As ações que são desenvolvidas perpassam por abordagens de saúde coletiva, direitos sociais, cidadania e inclusão social.
Para melhor atender as demandas sociais de responsabilidade social, ambiental e de sustentabilidade, institui-se o Programa NUDESC Portas Abertas a Comunidade, acolhendo e desenvolvendo encontros de formação e de integração social, trazendo a Comunidade para dentro dos muros institucionais dando maior conhecimento e visibilidade aos Cursos, Programas e Projetos da ESBAM.
O público em tese foi definido a partir do entendimento de que o município de Manaus apresenta, ao longo de seu processo histórico, um crescimento urbano desordenado que produz e reproduz condições de vulnerabilidade social que marcam o cotidiano de vida e de trabalho em boa parte de sua população. Essas condições expressam a chamada questão social que adquire particularidades resultantes de aspectos históricos, políticos, culturais e econômicos circunscritos à região, bem como também atinge o contexto da saúde do trabalhador e da sociedade em geral.
Horário de Funcionamento
Quarta e Quinta-feira – 14h às 17h
Telefone:
(92) 99984-1975 / 3023-9071 / 3023-0851
E-mail:
simonelisboa@esbam.edu.br