PSICOLOGIA
O curso de Psicologia oferecido pela ESBAM tem formação geral, sólida e integral na área da Psicologia, cujo objetivo principal é a conquista de um profissional adaptável e com suficiente autonomia intelectual, capacitado para continuar a buscar conhecimentos após a graduação e comprometido com as transformações sociais. Buscamos preparar um profissional comprometido com a comunidade, capaz de propor, principalmente, ações preventivas e de promoção da saúde mental nos variados campos de atuação, e, ações de caráter interventivo.
Perfil do Egresso
O profissional do Curso de Psicologia ESBAM caracterizar-se-á por uma formação geral, sólida e integral, apto a:
– Se inserir profissionalmente nos diversos níveis de atenção à saúde, atuando em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
– Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
– Contribuir para o bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas-deontológicas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
– Elaborar criticamente o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do psicólogo, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;
– Desenvolver o senso crítico, investigador e conquistar autonomia pessoal e intelectual necessária para empreender contínua formação na sua práxis profissional;
– Desenvolver e executar projetos que contribuam na produção do conhecimento, socializando o saber científico produzido;
– Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
– Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;
– Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;
– Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais e o público em geral;
– Encaminhar o cliente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;
– Desenvolver atividades de socialização do saber técnico-científico na sua área de atuação, através de aulas, palestras e conferências, além de acompanhar e incorporar inovações tecnológicas pertinentes à sua práxis profissional;
COORDENADORA DO CURSO
Profª. Ma. Jaqueline de Freitas Figueiredo
E-MAIL
coord.psicologia@esbam.edu.br
CORPO DOCENTE
Professores doutores, mestres e especialistas com vasta experiência profissional na área das disciplinas que ministram.
DURAÇÃO DO CURSO
5 anos
PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO
Portaria Nº 162 de 16/02/2007 publicada no D.O.U. nº 37 Seção 1, pág. 18 de 23/02/2007.
RECONHECIMENTO
Portaria Nº 274 de 14/12/2012 publicada no D.O.U. nº 242, Seção 1, pág. 24 de 17/12/2012.
RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO
Portaria nº 206 de 25/06/2020, publicada no D.O.U. nº 128, Seção 1, pág. 58 de 07/07/2020.
VISITA DO MEC
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Nome do Curso: PSICOLOGIA (BACHARELADO)
Portaria de Renovação: PORTARIA SERES/MEC Nº 206, DE 25 DE JUNHO DE 2020, Seção 1, pág. 58 e 59.
Duração (ano/ semestre): 5 anos (10 semestres)
Objetivo do Curso:
A formação de profissionais a partir da compreensão crítica dos processos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, e que, amparados por sólido suporte científico e teórico-técnico da Psicologia apreendam a amplitude do fenômeno psicológico em suas relações com os fatores biológicos e psicossociais para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia. Formar o psicólogo apto a identificar, compreender, analisar, avaliar e atuar de forma ética e crítica na atenção à saúde, na tomada de decisões, no empreendedorismo, na comunicação das informações a ele confiada, na liderança de equipes multiprofissionais, na administração e gerenciamento, e na sua educação permanente.
Perfil do Egresso:
O curso de Psicologia da ESBAM visa formar psicólogos com condições para uma atuação profissional competente, comprometida com a transformação social e com uma atitude reflexiva acerca dos conhecimentos e práticas produzidos pela Psicologia, bem como da realidade que o cerca. O perfil profissional do egresso pauta-se em uma formação sólida e generalista que contribuirá para a atuação profissional do psicólogo que cuidará das relações humanas determinadas pelo contexto contemporâneo de uma sociedade globalizada e em constante transformação, que lhe assegurará uma:
- consciência crítica dos fenômenos psicossociais, econômicos, culturais e políticos, fundamental ao exercício da cidadania e da profissão;
- capacidade de respeito aos princípios éticos e a promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
- compreensão do contexto no qual projeta e desenvolve suas ações profissionais.
- atuação baseada no rigor científico e pautada por uma postura crítica, pelo respeito aos princípios éticos em geral e pelas normas éticas que regem a atuação profissional e de pesquisa.
- habilidade para trabalhar em equipes multi e interdisciplinares.
- participação ativa e inovadora no desenvolvimento da Psicologia como campo de conhecimento e de atuação profissional em uma diversidade ampla de campos de atuação, por meio da educação continuada que pede o aprimoramento contínuo e articulado às demandas atuais.
Competências e Habilidades do Egresso: O Curso de Psicologia visa dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das competências previstas na Declaração Internacional de Competências Fundamentais na Psicologia Profissional, de 2016, além das seguintes competências:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES GERAIS
Art. 2º Resolução Nº 1 do CNE/CES de 2023, estabelece que os cursos de graduação em Psicologia voltam-se para formar psicólogos que receberão o grau de Bacharel e o de Licenciatura, quando for o caso, em Psicologia e devem assegurar uma formação fundamentada nos seguintes valores, princípios e compromissos:
I – Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia, como fundamento para a atuação profissional;
II – Reconhecimento da diversidade de perspectivas epistemológicas e teórico-metodológicas necessárias para a compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com os campos de conhecimento que permitam apreender a complexidade e a multideterminação do fenômeno psicológico;
III – Compreensão crítica dos fenômenos históricos, sociais, econômicos, culturais e políticos de um mundo em processo crescente de globalização, considerando a diversidade regional do país, sua inserção na América Latina e na comunidade de países de língua portuguesa;
IV – Compromisso com a construção de uma sociedade democrática, soberana e socialmente justa, tendo em vista a promoção da cidadania, da saúde, da dignidade humana e da qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
V – Respeito à ética nas relações profissionais, na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia;
VI – Respeito à diversidade pessoal, social, cultural e ética, em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH);
VII – Reconhecimento da necessidade de investimento na educação permanente e no aprimoramento contínuo da prática profissional;
VIII – Zelo pela imagem e reconhecimento social da Psicologia como ciência e profissão; e
IX – Reconhecimento da importância das políticas públicas para assegurar o acesso da população aos serviços da Psicologia e promover os direitos sociais, em articulação com os avanços no campo do conhecimento científico e tecnológico.
Considerando os compromissos que devem caracterizar a formação do profissional psicólogo, o Curso de Psicologia visa dotar o profissional com os conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
- Atenção à saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética.
- Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
- Comunicação: os profissionais devem ser acessíveis e devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
- Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade.
- Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de trabalho;
- Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPECÍFICAS PARA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
O Curso de Psicologia visa garantir ao profissional um domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais, e na promoção da qualidade de vida. De acordo com a Resolução CES/CNE nº 05/2011 (Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Psicologia), são elas:
- Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
- Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
- Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
- Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta, e análise de dados em projetos de pesquisa;
- Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
- Avaliar problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
- Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;
- Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e sócio-culturais dos seus membros;
- Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos, assim o recomendar;
- Relacionar-se com o outro, de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
- Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
- Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
- Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
- Apresentar trabalhos e discutir idéias em público;
- Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional;
As COMPETÊNCIAS a serem desenvolvidas no núcleo básico de formação, do Curso de Psicologia sustentam-se nas seguintes habilidades:
- Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;
- Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia;
- Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;
- Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
- Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
- Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;
- Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.
Metodologias:
Os procedimentos metodológicos que favorecem a aprendizagem na ESBAM baseiam-se no(a):
- Escuta que oportuniza o diálogo, na participação dos acadêmicos, na criação de situações interativas, na formação do pensamento crítico-reflexivo responsável pela “profissionalização requerida pelas necessidades fundamentais da sociedade” (CAMPOS, 32).
- Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade incentivadas através do compartilhamento entre os conteúdos curriculares, entre as atividades de ensino, investigação científica e extensão, desde o momento em que o discente ingressa na IES. Considerando o avanço da tecnologia, o processo de globalização faz-se necessário o entrelaçamento entre escola e movimentos sociais, ONGs, sindicatos, grêmios, Igrejas, e outros espaços educativos, sem ignorar as redes de informação e comunicação. A integração disciplinar possibilita a análise dos objetos de estudo sob diversos olhares, constituindo-se questionamentos permanentes que permitam a (re)criação do conhecimento;
- Formação profissional para a cidadania, expressa institucionalmente, no compromisso de desenvolver o espírito crítico e a autonomia intelectual, para que, por intermédio do questionamento permanente dos fatos, o profissional possa contribuir para o atendimento das necessidades sociais;
- Estímulo à autonomia intelectual que significa ser o autor da própria fala e do próprio agir, sendo coerente na integração do conhecimento com a ação. O desenvolvimento de uma postura investigativa por parte do estudante é fundamental para a construção da autonomia intelectual e profissional;
- Responsabilidade, compromisso e solidariedade social como estímulo à convivência e ao desenvolvimento da interação entre os atores da comunidade educativa, constituindo-se ponto integrador das atividades de extensão vinculadas aos cursos/áreas;
- Maior flexibilidade na estrutura curricular dos cursos de graduação privilegiando, dentre outros fatores, a vocação regional e as exigências do mercado de trabalho, em resposta às necessidades da Região e do País. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) assegura maior flexibilidade na organização curricular dos cursos para atender às necessidades de formação heterogênea, as expectativas dos clientes, os acadêmicos e às especificidades regionais;
- Diversificação dos cenários de ensino-aprendizagem e inserção do aluno na rede de serviços, desde o início da vida acadêmica, contribuindo para a formação do profissional generalista, capaz de atuar em diferentes contextos e integrar criticamente os conhecimentos teóricos, às práticas e as demandas da realidade socioeconômica, cultural e política do País e em especial da Região;
- Utilização de oficinas de trabalho, metodologias ativas, seminários temáticos, simpósios, mesas-redondas, estágios, palestras, aulas expositivas dialogadas, painéis, elaboração de projetos, situações problematizadora, técnicas de dinâmicas de grupos, colóquios e outras práticas inovadoras que atendam às necessidades de aprendizagem de cada curso/área.
São desenvolvidas, entre outros métodos e técnicas, as seguintes opções: leituras comentadas, elaboração de resenhas e/ou fichamentos, relatórios, visitas técnicas, aulas práticas, ensaios em laboratórios, estudos de meio, pesquisa bibliográfica e iniciação científica.
A adoção desses critérios propicia a busca do conhecimento de forma autônoma, e o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas ao perfil do egresso.
Os professores dos cursos da ESBAM utilizam diversos métodos e técnicas no desenvolvimento de seus componentes curriculares, observando sempre as vantagens e as limitações de cada um.
No caso da técnica de aula expositiva nas suas formas participativa e dialógica, a atuação do professor não se restringe à mera transmissão de conhecimentos, sendo-lhes destinada a tarefa de possibilitar ao aluno o desenvolvimento do hábito de estudar e debater questões que ultrapassem os limites teóricos levando-os a repensar o conhecimento em um processo de apropriação individual.
Ainda como opção metodológica para os diversos componentes curriculares que compõem a estrutura curricular dos cursos da ESBAM, pode-se citar a utilização de pesquisas pontuais voltadas para o aprofundamento e o aperfeiçoamento do conhecimento, assim como para o desenvolvimento de competências e habilidades.
A aprendizagem compreendida como processo de construção de conhecimentos, aquisição de competências e habilidades em interação com a realidade e com a comunidade educativa possibilita ao acadêmico a condição de tornar-se sujeito ativo de sua própria aprendizagem, adquirindo conhecimentos de forma significativa pelo contato com conteúdo e metodologias de ensino, utilizadas em sala de aula. O professor torna-se assim, o incentivador, o planejador e a liderança que garante situações que estimulam a participação do aluno no processo de aprendizagem.
Os métodos e técnicas de ensino-aprendizagem são cuidadosamente selecionados e planejados pelo corpo docente da ESBAM, observando-se a necessidade de propiciar situações que:
- a) viabilizem posicionamentos críticos;
- b) proponham problemas e questões, como pontos de partida para discussões;
- c) definam a relevância de um problema por sua capacidade de propiciar o pensar, não se reduzindo, assim, à aplicação mecânica de fórmulas feitas;
- d) provoquem a necessidade de busca de informação;
- e) enfatizem a manipulação do conhecimento, não a sua aquisição;
- f) otimizem a argumentação e a contra argumentação para a comprovação de pontos de vista;
- g) dissolvam receitas prontas, criando oportunidades para tentativas e erros;
- h) desmistifiquem o erro, desencadeando a preocupação com a provisoriedade do conhecimento, a necessidade de formulação de argumentações mais sólidas;
- i) tratem o conhecimento como um processo, tendo em vista que ele deve ser retomado, superado e transformado em novos conhecimentos.
A adoção desses critérios neutraliza a preocupação em repassar conhecimentos a serem apenas copiados e reproduzidos, estimulando e facilitando a busca do conhecimento de forma autônoma, assim como o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas ao perfil do egresso.
No Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da ESBAM, os professores utilizarão diversos métodos e técnicas no desenvolvimento de seus componentes curriculares, observando sempre as vantagens e as limitações de cada um.
Recomenda-se que no planejamento acadêmico dos componentes curriculares seja assegurado o envolvimento do aluno em atividades, individuais e de equipe, que incluem, entre outros:
I – Aulas, conferências e palestras;
II – Exercícios em laboratórios;
III – Projetos de pesquisa desenvolvidos por docentes do curso;
IV – Consultas supervisionadas em bibliotecas para identificação crítica de fontes relevantes;
V – Projetos de extensão e eventos de divulgação do conhecimento, passíveis de avaliação e aprovados pela instituição;
VI – Práticas integrativas voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades em situações de complexidade variada, representativas do efetivo exercício profissional.
A opção, inicialmente apresentada para o curso, será pela utilização, nos componentes curriculares teóricos, como regra geral, da técnica de aula expositiva nas suas formas participativa e dialógica, sendo, entretanto, livre a utilização, por parte do professor, de todas as demais técnicas.
No caso da técnica de aula expositiva nas suas formas participativa e dialógica, a atuação do professor não se restringe à mera transmissão de conhecimentos, sendo-lhes destinada a tarefa mais importante de desenvolver no aluno o hábito de trazer para debate questões que ultrapassem os rígidos limites teóricos, levando-os, assim, a repensar o conhecimento.
Também como opção metodológica para os diversos componentes curriculares que compõem a matriz curricular do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pode-se citar a utilização de pesquisas pontuais voltadas para o aprofundamento e o aperfeiçoamento do conhecimento, assim como para o desenvolvimento de competências e habilidades.
A ESBAM incorporará de maneira crescente os avanços tecnológicos às atividades acadêmicas. Para tanto, será destinado percentual de sua receita anual para a aquisição de microcomputadores e softwares utilizados em atividades práticas dos cursos oferecidos.
As tecnologias de informação e comunicação implantadas no processo de ensino-aprendizagem incluirão, especialmente, o uso da tecnologia como elemento principal.
Será estimulado o uso, entre os professores, de ferramentas informatizadas que permitam o acesso dos alunos aos textos e outros materiais didáticos em mídias eletrônicas. As aulas com apresentação em slides, com uso de projeto possibilita aos docentes utilizar imagens com boa qualidade, além de enriquecer os conteúdos abordados com a apresentação de esquemas, animações, mapas etc. Os docentes utilizam também as linguagens dos modernos meios de comunicação. A integração de dados, imagens e sons; a universalização e o rápido acesso à informação; e a possibilidade de comunicação autêntica reduz as barreiras de espaço e de tempo e criam um contexto mais propício à aprendizagem.
Sistema de Avaliação:
A metodologia da avaliação da aprendizagem é definida pelo professor ou grupo de professores de cada disciplina ou componente curricular, no respectivo Plano de Ensino, aprovado pelo Colegiado do Curso e encaminhado ao Coordenador do Curso, assinado pelos alunos, na primeira semana após o início do período letivo, para registro e arquivamento.
As Avaliações Institucionais em datas fixadas no calendário acadêmico, a saber:
I – AV1 – conteúdo ministrado até a realização da 1ª avaliação;
II – AV2 – conteúdo ministrado até a data da 2ª avaliação.
Dar-se-á aprovado se Média Final for maior ou igual a 5,0 após exame final
MF= (AV1 + AV2 + Exame Final) / 3
Se caso a Média Bimestral, (Av1 + AV2) / 2, for maior ou igual a 7,0. Aprovado direto, caso contrário terá que fazer exame final.
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA (2023) – Clique aqui
O Curso de Psicologia ESBAM tem como objetivos:
– Formar psicólogos aptos ao exercício profissional, para a inserção em diversos campos de atuação;
– Despertar a consciência de valorização da categoria profissional do psicólogo;
– Possibilitar integração entre o ensino e a prática profissional;
– Fomentar as práticas de pesquisa e extensão, articulando os resultados do conhecimento produzido pelas pesquisas e aqueles derivados da interface com a sociedade, com os conteúdos das disciplinas previstas na matriz curricular;
– Estimular a busca de aperfeiçoamento profissional e cultural, integrando os conhecimentos adquiridos;
– Sensibilizar o profissional em formação para as especificidades da região amazônica, principalmente no que diz respeito aos aspectos que interferem na saúde individual e coletiva, visando o desenvolvimento regional e a promoção do homem amazônico.
– Preparar o psicólogo para uma atuação multiprofissional e interdisciplinar, a partir da instrumentalização de conhecimentos abrangentes e específicos, sempre trazendo à luz os múltiplos referenciais do fenômeno psicológico, e, destacando as interfaces que existem entre os fenômenos biológicos e os sociais;
– Assegurar uma formação pluralista e generalista, tendo em vista as bases epistemológicas da Ciência Psicológica, propiciando várias formas de se estudar o Homem de forma científica, crítica e reflexiva, com apoio nas ciências afins.
Duração do Curso: 5 Anos
Turnos: Matutino, Vespertino e Noturno
Estudos de Psicologia (Campinas) – https://www.scielo.br/j/estpsi/grid
Fractal: Revista de Psicologia – https://www.scielo.br/j/fractal/grid
Psico – USF – https://www.scielo.br/j/pusf/grid
Psicologia: Ciência e Profissão – https://www.scielo.br/j/pcp/grid
Psicologia em Estudo – https://www.scielo.br/j/pe/grid
Psicologia Escolar e Educacional – https://www.scielo.br/j/pee/grid
Psicologia: Reflexão e Crítica – https://www.scielo.br/j/prc/grid
Psicologia & Sociedade – https://www.scielo.br/j/psoc/grid
Psicologia: Teoria e Pesquisa – https://www.scielo.br/j/ptp/grid
Psicologia USP – https://www.scielo.br/j/pusp/grid
Revista Brasileira de Psicodrama – https://www.scielo.br/j/psicodrama/grid
Revista de Psicología – PUCP – Perú – https://revistas.pucp.edu.pe/index.php/psicologia/issue/archive
Psicologia – https://scielo.pt/scielo.php?nrm=iso&lng=&pid=0874-2049&script=sci_issues?nrm=iso&lng=&pid=0874-2049&script=sci_issues
Revista de Psicología – Chile – https://revistapsicologia.uchile.cl/index.php/RDP/issue/archive
Anales de Psicología / Annals of Psychology – https://revistas.um.es/analesps/issue/archive
Cuadernos Hispanoamericanos de Psicología – https://revistas.unbosque.edu.co/index.php/CHP/issue/archive
Psicología, Conocimiento y Sociedad – https://revista.psico.edu.uy/index.php/revpsicologia/issue/archive