III SEMANA JURÍDICA DA ESBAM É ENCERRADA COM PALESTRA DE ‘MOBILIDADE URBANA EM MANAUS’

Na tarde de ontem, 15/7, a Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), encerrou a ‘III Semana Jurídica’ promovida pelo Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ da Instituição. O evento abordou temas de ‘Carreiras Jurídicas’, ‘Modalidades de Prisão Provisória e a Falência do Sistema Penitenciário’, ‘Prescrição do FGTS’ e ‘Mobilidade Urbana’.

Para a coordenadora do NPJ da Esbam e responsável pela semana jurídica, professora Jaqueline Veiga, o evento foi um verdadeiro sucesso e serviu para alicerçar as bases do curso de Direito da Faculdade.

“A III Semana Jurídica de Direito da ESBAM teve um saldo extremamente positivo. O evento serviu para alicerçar as bases que o curso de Direito vêm construindo nos últimos anos, além do caráter pedagógico, reunindo profissionais da mais alta relevância do cenário jurídico da região. A relação desses debates ajudou e contribuiu àqueles que logo integrarão o mercado de trabalho jurídico amazonense”, enfatizou.

O professor MSc. Antônio Norte Filho fechou a Semana Jurídica com o tema de ‘Mobilidade Urbana em Manaus: Desafios e Perspectivas, abordando a visão e importância do elemento nas grandes cidades do país.

“A mobilidade urbana, num contexto histórico, acaba por ser um elemento muito significativo nas cidades. O que era no século passado uma solução, acabou se transformando num problema, sobretudo pelo uso excessivo de automóveis particulares.

O excesso acaba causando problemas de todas as ordens nas grandes cidades, provocando perda de tempo no deslocamento das pessoas no seu dia-a-dia, que implica na economia, campo social e também na própria saúde, uma vez que são cifras consideráveis gastas pelo poder público com acidentes de trânsito”, comentou.

Antônio comentou ainda que todo esse contexto acaba por mexer com as relações humanas as quais importam igualmente nas relações de direitos. As pessoas por comportarem o direito de ter o direito, de certa forma, precisam buscar a tutela perante o Estado para que eles tenham o conhecimento da política nacional da mobilidade urbana, que veio para tentar estabelecer diretrizes e buscar soluções para as questões do nosso país e também da cidade de Manaus.

A ‘III Semana Jurídica’ da Faculdade Esbam aconteceu nos dias 12 a 15 de agosto e contou com cerca de 130 pessoas presentes por dia no evento.