Aluno egresso da ESBAM conquista
bolsa de Doutorado na Universidade
de Essex, no Reino Unido

Victor Porto Almeida, aluno egresso do curso de Direito da Faculdade ESBAM, conquistou uma bolsa de Doutorado na Universidade de Essex, no Reino Unido, onde irá atuar sobre a ‘Extração ilícita de recursos naturais da Amazônia brasileira e direitos humanos’, sob o enfoque da Criminologia.

O ex-aluno comentou que o incentivo do corpo docente da Instituição foi essencial para o seu crescimento acadêmico. “Logo no primeiro período da faculdade, recebi muito incentivo para participar de um estágio voluntário na Justiça Federal. Conversei com os meus professores, que me deram total apoio para aproveitar essa oportunidade, e, também, consegui alinhar os conhecimentos teóricos da faculdade ao conhecimento prático”, disse.

Victor declarou ainda que mesmo não tendo aula com alguns professores, entrou em contato com eles para pedir dicas de assuntos que ainda não havia estudado. “Como estava no primeiro período da graduação, ainda não tinha visto alguns conteúdos. O corpo acadêmico da ESBAM, sem exceção, sempre esteve muito aberto para me passar as informações, até na própria biblioteca da Instituição, encontrei todos os livros que precisava para me especializar no que eu realmente queria”, pontuou.

Vida acadêmica

Logo no primeiro período da faculdade (2009), Victor participou de um estágio voluntário na Justiça Federal, que deu base para que o acadêmico pudesse, dois anos depois, passar na seleção de estágio do Tribunal de Justiça do Amazonas – TJAM. Durante a sua passagem pelo TJAM, juntamente aos conhecimentos adquiridos na ESBAM, conseguiu sagrar-se campeão num concurso cultural promovido pelo próprio órgão, que teve na sua participação defensores públicos e serventuários da justiça.

Após esse período de muito conhecimento no TJAM, o egresso foi aprovado na seleção de estágio do Ministério Público Federal, no qual pôde contribuir no Ofício Ambiental, tendo participação em causas socioambientais, como por exemplo, o Programa Carne Legal, reconhecido nacionalmente pelo Conselho Nacional do Ministério Público, e na moratória de pesca da piracatinga, que ganhou o prêmio da Associação Nacional dos Procuradores da República.

No 7° período da graduação (2012), Victor se uniu a duas colegas da turma para participar do Júri Simulado interno da IES. “Participar desse embate foi, sem dúvidas, uma experiência única que me permitiu desenvolver a oratória e a prática penal do tribunal do júri. Após uma disputa acirradíssima e de alto nível, fomos campeões da seleção interna e escolhidos para representar a instituição no X Júri Simulado do Ministério Público do Estado do Amazonas, o qual nos sagrou campeões também”, concluiu.

Foi nesse mesmo período que o ex-aluno ficou encantado pela área do Direito Penal que, segundo ele, considera uma das áreas mais fortes da Instituição. “Encontrei mestres que me ensinaram muito além das expectativas que eu tinha. Me ajudaram a colocar na prática o que eu enfrentaria no mercado de trabalho. O conhecimento que adquiri na ESBAM sempre esteve igualado às universidades que são consideradas como referência no Brasil. Sinto muito orgulho em ter estudado nesta instituição”, enfatizou.

Conquistas

Em 2013, aconteceu o I Júri Simulado da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas – OAB/AM, no qual Victor teve a oportunidade de ser mentor da equipe da ESBAM, que se sagrou campeã na disputa. O egresso orientou também a equipe que foi 3ª colocada no XI Júri Simulado do Ministério Público do Amazonas.

Victor comentou que “Todas as atividades de extensão que realizei ao longo da graduação foram determinantes para que no 9° período, o professor de Direito Internacional me convidasse, juntamente com as demais colegas que já formavam a mesma equipe que eu, para participar do II Concurso Nacional do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República”, ressaltou.

Após um longo esforço que contou com o apoio dos professores e da própria ESBAM, em uma competição que contou com a participação de 32 universidades do país, o trio alcançou o feito inédito com a primeira colocação na categoria “Melhor Memorial do Estado”. Além disso, Victor foi considerado um dos 6 melhores oradores da competição, dentre os 96 competidores que estiveram presentes na disputa.

“Todas essas conquistas permitiram que ainda no 9° período da graduação, eu fosse aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas”, pontuou.

Em 2014, começou a advogar, mas após 9 meses foi convidado para assumir um cargo em comissão na assessoria do Ministério Público Federal. “Nesse período, tomei conhecimento pela direção da própria ESBAM que havia um programa de mestrado profissional para líderes que era integralmente custeado pelo Reino Unido. Após incentivo da ESBAM, resolvi me candidatar e fui um dos dois amazonenses a ser selecionado para o Chevening UK Goverment Scholarships, do FCDO”, disse o egresso.

Victor foi aprovado também em 7 universidades do Reino Unido e uma na Holanda, mas optou por cursar Mestrado na Universidade de Glasgow, na Escócia.

No final de 2020, resolveu desengavetar o sonho de fazer doutorado, e entrou em contato com um doutor da Universidade de Essex, que atua na mesma linha de pesquisa que tinha interesse. Se candidatou a bolsa chamada CHASE Doctoral Training Partnership, que é concedida para alunos de um consórcio de 9 universidades da Inglaterra, e acabou sendo contemplado com uma das 5 bolsas que são ofertadas para estrangeiros.

“Em outubro deste ano, me mudarei para o Reino Unido para fazer meu doutorado em Criminologia na Universidade de Essex, onde pesquisarei sobre a extração ilícita de recursos naturais da Amazônia brasileira e direitos humanos, tudo sob o enfoque da criminologia”, concluiu.