Serviço*

O que é? 2ª Edição do Carnavau Pet da ESBAM: Prevenção de DSTs em Pets.

Onde? Clínica Veterinária da Esbam – CliniVet, Rua Rodrigues Torres, n°292,

Conjunto Abílio Nery, Bairro Adrianópolis.

Quando? 03 de março (sexta-feira) – 09h às 12h.

Quanto? Gratuito.

Contato? CliniVet – 3305-1805

2ª Edição do Carnavau Pet da ESBAM: Prevenção de DSTs em Pets

Campanha de controle e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis em animais de companhia chega na sua 2ª edição em Manaus.

Agora é a vez dos nossos bichinhos. Seguindo o ritmo de celebração, a Clínica Escola de Medicina Veterinária da Faculdade ESBAM – CliniVet, realiza no dia 03 de março, a segunda edição da campanha ‘Carnavau Pet’, com foco na prevenção e combate do desenvolvimento das doenças sexualmente transmissíveis nos pets.

A intenção do projeto é tornar a campanha uma ação anual, que envolva alunos, professores, empresas e a comunidade no geral.

De acordo com a coordenadora da CliniVet, Profª. Me. Anny Cristina Veras Leite, o evento é de extrema relevância para a comunidade, pois tem como objetivo o diagnóstico precoce do Tumor Venéreo Transmissível – TVT.

“A campanha é importante para o diagnóstico precoce, bem como para o estabelecimento de um protocolo terapêutico apropriado, alertando a população sobre a existência da doença e dos seus agravos.”, pontuou.

O Carnavau pet têm no seu cronograma de atividades triagem e exame físico gratuito aos animais, distribuição de brindes, entrega de folders informativos, além de biopsias e citologia gratuitas para os casos suspeitos.

Afinal, o que é TVT?

O Tumor Venéreo Transmissível – TVT, é considerado uma neoplasia de células redondas da mucosa da genitália externa de cães machos e fêmeas, transmitido durante o coito, por meio da transferência de células neoplásicas de um animal para outro.

A neoplasia apresenta aspecto de couve-flor, podendo ser quebradiça e apresentar também secreção com sangue. Além da genitália, pode ocorrer em outras partes do corpo como a pele e narinas.

A transmissão ocorre também por arranhaduras, lambeduras ou através do ato de cheirar o animal infectado.

Diagnóstico

O diagnóstico para o TVT genital se dá por meio dos sinais clínicos e exame histopatológico. Quando o tumor está alojado em outras regiões é necessário o estudo citológico para confirmação.

A excisão cirúrgica é efetiva em alguns animais. No entanto, a frequência de recorrência após uma cirurgia e a dificuldade na obtenção de uma excisão completa em algumas localizações torna a cirurgia uma má opção em muitos casos. Em casos de TVT metastático, a cirurgia não é aconselhada.

Curiosidades

A Faculdade ESBAM foi pioneira quanto ao lançamento do evento, sendo a primeira instituição de ensino superior de Manaus a realizar tal atividade destinada aos animais de companhia da cidade.

Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Prof. Me. José Allan Soares de Araújo, a iniciativa da ação foi criada devido ao grande índice do Tumor Venéreo Transmissível – TVT no país.

“Por ser um problema de saúde pública, resolvemos criar o Carnavau Pet para alertar os tutores sobre os danos da doença. No Brasil, não há eventos sociais voltados para os pets durante o período do carnaval, por isso, sentimos a necessidade de alertar a sociedade para a prevenção da doença e buscar previamente o tratamento desta enfermidade”, alertou.

A ação ‘Carnavau Pet’, que tem como intuito a prevenção e combate de DSTs em animais de companhia, acontece no dia 03 de março de 2023, das 09h às 12h, na CliniVet, localizada na Rua Rodrigues Torres, 292, conjunto Abílio nery, bairro Adrianópolis.

Localização