ESBAM EM AÇÃO: HEMOAM realiza palestra de ‘Formação de Agentes Multiplicadores de Coleta de Sangue’ na tarde desta quinta-feira

Na tarde da última quinta-feira (17/3), a Faculdade ESBAM, por meio do projeto NUDESC do curso de Serviço Social, recebeu as assistentes sociais e psicóloga da Fundação Hospital de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – HEMOAM, para a palestra de ‘Formação de Agentes Multiplicadores de Coleta de Sangue’, com a proposta de fomentar a importância da doação de sangue.

A iniciativa da palestra faz parte da programação do mês da mulher, que contou nesse ano com diversas atividades. Dentre elas, podemos destacar a Roda de conversa com o Movimento de Mulheres na Resistência – MMR, Atividade interdisciplinar do curso de Serviço Social e Psicologia com o tema “Lugar de Mulher é onde ela quiser” e entrega de lembrancinhas do Projeto NUDESC para as colaboradoras da ESBAM.

A coordenadora do curso de Serviço Social e também orientadora do projeto NUDESC, Profª. Me. Simone Lisboa, comentou a importância da parceria com o HEMOAM.

“O maior objetivo da atividade é captar novos doadores de sangue e formar agentes multiplicadores para o desenvolvimento da campanha de doação de sangue. Doar sangue é um direito e um dever de qualquer cidadão que queira fazer o bem”, pontuou.

Simone comentou ainda que o Projeto de Extensão NUDESC – Núcleo de Desenvolvimento Social e Cidadania, do curso de Serviço Social da ESBAM, realiza semestralmente ações de cidadania, direitos humanos, meio ambiente, saúde e qualidade de vida.

Para Hingridh Karoliny Oliveira, acadêmica do 7° período do curso de Serviço Social, a iniciativa do projeto é de suma importância para a prática do curso. “O NUDESC é essencial para os acadêmicos do curso de Serviço Social, pois é por meio dele que observamos diversas questões sociais ao longo de todo o estágio supervisionado. A prática é sempre supervisionada por um profissional formado, o que agrega ainda mais na hora da formação do(a) Assistente Social”, enfatizou.

A programação do mês da mulher se estende ao dia 22/3 (de 08h às 17h), com o Ônibus Vampirão do HEMOAM, que estará estacionado ao lado da Faculdade ESBAM, realizando a triagem, avaliação, cadastro e por fim a coleta de sangue.