Plantão Psicológico nas Escolas de Ensino Público de Manaus

O Plantão Psicológico nas Escolas, realizado pelo Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial da UFAM, Prof. Dr. Ewerton Helder Bentes de Castro, em parceria com o Curso de Psicologia da ESBAM, tem atuado positivamente em oito escolas de Manaus.

Desde o mês de fevereiro a 30 de maio, foram realizados 386 atendimentos de alunos de ensino fundamental e médio, resultando em um trabalho positivo e de grande magnitude.

Para o Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial da UFAM, Prof. Dr. Ewerton Helder Bentes de Castro, a atividade de escuta emergencial é extremamente necessária para os adolescentes.

“As práticas nas escolas permitem que os adolescentes sejam ouvidos e, principalmente, que os discentes no uso dos seus conhecimentos, usem estratégias de enfrentamento para lidar com cada caso. Eu me sinto privilegiado por ter um grupo de alunos, aqui da Faculdade ESBAM, que me acompanham e estão presentes em cada uma dessas escolas, realizando os aconselhamentos psicológicos de forma precisa e efetiva”, pontuou.

O Prof. Dr. Ewerton Helder e os alunos do sexto período do curso de Psicologia da ESBAM, Janderson Costa Meira, Vanessa Benites Mena, San Zureik Calacina da Silva, Emanuel Herbert Elias Alencar, Bruna Chaves Fernandes e Caio Rafael da Silva junto com estagiários de outras instituições de ensino, tiveram 15 projetos aprovados para serem apresentados no 6° Congresso de Psicologia, Ciência e Profissão, o maior congresso de Psicologia da América Latina.

Todas as temáticas estão relacionadas aos atendimentos realizados no plantão psicológico, o que nos mostra a relevância científica e social da proposta em questão. Parabenizamos todos os alunos da ESBAM pelo compromisso com o outro, responsabilidade e denodo em participar de um projeto com essa abrangência!