SERVIÇO SOCIAL
O Curso de Serviço Social da ESBAM tem por objetivo geral formar bacharéis em Serviço Social críticos-reflexivos, voltados ao exercício teórico-metodológico e do projeto ético-político da profissão, aptos a contribuir com o desenvolvimento regional e nacional. Desenvolvendo habilidades investigativas, criativas, propositivas e interventivas, naturais a formação profissional.
Sua finalidade é formar assistentes sociais competentes e comprometidos com a elaboração e gestão de planos, programas, projetos e serviços, sejam eles na esfera pública, privada, no terceiro setor e/ou de forma autônoma enquanto profissional liberal na viabilização dos direitos de indivíduos, grupos, comunidades e da população de um modo geral para acesso às políticas públicas e sociais.
O Curso de Serviço Social ESBAM é presencial, com sede e foro no município de Manaus, com carga horária total: 3.030 horas, sendo formado por 8 semestres, concluindo em 4 anos.
Atualmente são duas estruturas curriculares em curso: de 2020 e de 2023.
COORDENADORA DO CURSO
Profª. Ma. Simone Moraes Lisboa
E-MAIL
coord.servicosocial@esbam.edu.br
DURAÇÃO DO CURSO
4 anos
PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO
Portaria Nº 786 de 13/09/2007 publicada no D.O.U. nº 178, Seção 1, pág.17 de 14/09/2007.
RECONHECIMENTO
Portaria Nº 220 de 01/11/2012 publicada no D.O.U. nº 214, Seção 1, pág. 18 de 06/11/2012.
RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO
Portaria nº 206 de 25/06/2020, publicada no D.O.U. nº 128, Seção 1, pág. 58 de 07/07/2020.
CONCEITO DE CURSO
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Nome do Curso: Bacharel em Serviço Social
Portaria de Renovação: Portaria de Renovação de Reconhecimento do Curso – nº. 206, de 25 de junho de 2020, publicada no DOU de 07 de julho de 2020.
Duração (ano/ semestre): 04 anos, 08 semestres.
Objetivo Geral do Curso:
– O Curso de Graduação em Serviço Social da ESBAM tem por objetivo geral formar bacharéis em Serviço Social críticos-reflexivos, voltados ao exercício teórico-metodológico e ético-político do Serviço Social, aptos a contribuir com o desenvolvimento regional e nacional.
Objetivos Específicos do Curso:
– Proporcionar ao aluno de Serviço Social uma formação que contenha conhecimentos teórico-críticos diante da realidade, de modo a explicitar seus fundamentos históricos e teórico-metodológicos;
– Conhecer as novas configurações da questão social, bem como a lógica de suas determinações e a inserção do Serviço Social na realidade social, de modo a explicitar suas demandas e respostas profissionais; – Proporcionar conhecimentos teórico-operativos capazes de configurar os espaços ocupacionais e as respostas profissionais, frente às demandas, bem como as estratégias de ação, os procedimentos teórico-metodológicos, o instrumental técnico e as práticas específicas;
– Aprofundar conhecimentos ético-políticos que permitam a compreensão da dimensão ética da realidade social e da profissão, configurando o “dever ser” do assistente social; – Promover o ensino por meio de um processo de descoberta, onde o olhar crítico esteja inserido no aprendizado;
– Incentivar a investigação científica e a extensão, como instrumentos básicos para o conhecimento da realidade e enriquecimento da teoria e da prática do Serviço Social;
– Formar egressos capacitados para a produção de conhecimentos sobre a realidade social, a formulação, implementação, gestão e avaliação de políticas sociais– planos, programas e projetos desenvolvidos junto a órgãos da administração pública, direta e indireta, empresas, entidades e organizações da sociedade civil, que favoreçam a luta pela cidadania e a democratização da sociedade brasileira;
– Estimular o desenvolvimento da capacidade de análise crítica e visão humanística da realidade, identificando suas potencialidades como profissional que contribui para o processo de transformação social;
– Formar o profissional apto a atuar de forma integrada e em equipes multidisciplinares; – Formar o cidadão comprometido com a busca contínua de sua capacitação e qualificação, apto a apropriar-se dos conhecimentos teórico-metodológico-conceituais e técnico científicos das ciências em geral e de sua área em particular.
Perfil do Egresso:
– Atuantes nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da
cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.
– Comprometidos com os valores e princípios norteadores do Código de Ética Profissional do Assistente Social e da Lei de Regulamentação da Profissão de Serviço Social;
– Críticos, criativos e comprometidos, instigando-os à compreensão das questões sociais, à elaboração de propostas, bem como, ao domínio de um instrumental técnico-operativo que possibilite a intervenção competente na realidade social.
Competências e Habilidades do Egresso:
– Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na
realidade; – Identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social;
– Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;
– Contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais;
– Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
– Realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais;
– Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
– Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;
– Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social.
Metodologias:
– O Curso de Graduação em Serviço Social ESBAM, utiliza metodologias ativas e interativas, centradas no aluno, voltadas para o seu desenvolvimento intelectual e profissional, com ênfase nas 04 (quatro) aprendizagens fundamentais, que constituem os pilares do conhecimento: “Aprender a conhecer”, “Aprender a fazer”, “Aprender a viver juntos” e “Aprender a ser”.
– A aprendizagem é entendida como processo de construção de conhecimentos,
competências e habilidades em interação com a realidade e com os demais indivíduos, no qual são colocadas em uso capacidades pessoais. Dessa forma, é abandonada a relação na qual o aluno coloca-se no processo de ensino-aprendizagem numa posição de expectador, limitando-se apenas a captar o conhecimento transmitido pelo professor.
– Os métodos e técnicas de ensino-aprendizagem são cuidadosamente selecionados e planejados pelo corpo docente da ESBAM, observando-se a necessidade de propiciar situações que:
a) viabilizem posicionamentos críticos;
b) proponham problemas e questões, como pontos de partida para discussões;
c) definam a relevância de um problema por sua capacidade de propiciar o pensar, não se reduzindo, assim, à aplicação mecânica de fórmulas feitas;
d) provoquem a necessidade de busca de informação;
e) enfatizem a manipulação do conhecimento, não a sua aquisição;
f) otimizem a argumentação e a contra-argumentação para a comprovação de pontos de vista;
g) dissolvam receitas prontas, criando oportunidades para tentativas e erros;
h) desmistifiquem o erro, desencadeando a preocupação com a provisoriedade do conhecimento, a necessidade de formulação de argumentações mais sólidas;
i) tratem o conhecimento como um processo, tendo em vista que ele deve ser retomado, superado e transformado em novos conhecimentos. – A adoção desses critérios neutraliza a preocupação em repassar conhecimentos a serem apenas copiados e reproduzidos, estimulando e facilitando a busca do conhecimento de forma autônoma, assim como o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas ao perfil do egresso.
– No Curso de Graduação em Serviço Social da ESBAM, os professores utilizam diversos métodos e técnicas no desenvolvimento de seus componentes curriculares, observando sempre as vantagens e as limitações de cada um.
– No planejamento acadêmico dos componentes curriculares seja assegurado o envolvimento do aluno em atividades, individuais e de equipe, que incluem, entre outros:
I – aulas, conferências e palestras;
II – projetos de investigação científica desenvolvidos por docentes do curso;
III – práticas didáticas na forma de monitorias, demonstrações e exercícios, como parte de disciplinas ou integradas a outras atividades acadêmicas;
IV – consultas supervisionadas em bibliotecas para identificação crítica de fontes relevantes;
V – visitas documentadas através de relatórios a instituições e locais onde estejam sendo desenvolvidos trabalhos com a participação de Assistentes Sociais;
VI – visitas in loco e realização de levantamento de dados socioeconômicos e de saúde em diversos bairros de Manaus para conhecimento das manifestações da questão social em Manaus;
VII – realização de ações sociais em bairros caracterizados pelo alto grau de exclusão social e condição de vulnerabilidade de seus moradores a partir do enfoque do acesso aos direitos e do exercício da cidadania;
VIII – projetos de extensão e eventos de divulgação do conhecimento, passíveis de avaliação e aprovados pela instituição;
IX – práticas integrativas voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências em situações de complexidade variada, representativas do efetivo exercício profissional.
Sistema de Avaliação: – A verificação do rendimento acadêmico é feita ao longo do período letivo, em cada componente curricular, compreendendo a apuração de frequência às atividades didático pedagógicas e a avaliação do aproveitamento acadêmico. Devendo ser entendida como instrumento de acompanhamento contínuo e de caráter construtivo, visando a melhoria da
qualidade da aprendizagem através de um processo formativo, permanente e de progressão continuada. Sendo assim, em consonância com o regulamento institucional que trata do processo de acompanhamento do ensino-aprendizagem:
Art. 4o A metodologia da avaliação da aprendizagem é definida pelo professor ou grupo de professores de cada disciplina ou componente curricular, no respectivo Plano de Ensino, aprovado pelo Colegiado do Curso e encaminhado ao Coordenador do Curso, assinado pelos alunos, na primeira semana após o início do período letivo, para registro e arquivamento.
Art. 5o As Avaliações Institucionais em datas fixadas no calendário acadêmico, a saber:
I – AV1 – conteúdo ministrado até a realização da 1a avaliação;
II – AV2 – conteúdo ministrado até a data da 2a avaliação. (Capítulo III – Da Metodologia e Conteúdo das Avaliações; ESBAM)
Titulação e o exercício da Profissão Assistente Social:
Somente poderão fazer uso do título e exercer a profissão de Assistente Social os possuidores de diploma em curso de graduação em Serviço Social, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no País, devidamente registrado nos Conselhos Federal e Regionais que tenham jurisdição sobre a área de atuação do interessado nos termos desta Lei Federal n°. 8.662/93. A jornada de trabalho para Assistentes Sociais é regulamentada em 30 horas semanais sem redução salarial, conforme a Lei Federal nº. 12.317/2010 (CFESS/CRESS).
Mercado de Trabalho do Profissional Assistente Social:
O Assistente Social tem sido solicitado para trabalhar em equipes multiprofissionais em diferentes contextos, na medida em que o olhar desse profissional aprofunda o conhecimento do social em outras áreas, como: órgãos públicos, empresas privadas, terceiro setor e/ou como autônomo enquanto profissional liberal.
– Previdência Social (INSS, Amazonas-Prev, Manaus-Prev, Sistemas Financeiros e Associados Jurídicos);
– Assistência Social (CRAS, CREAS, Centros-POP, Serviços de Acolhimento e Centros de Convivência);
– Saúde (UBS, Policlínicas, Fundações, Hospitais, Clínicas Particulares, Centros de Saúde e/ou Planos da rede privada de Saúde);
– Sócio Jurídico e Forense (varas da família, infância e juventude, do idoso e das pessoas em situação de reclusão e privação da liberdade, defensoria pública, ministério publico, tribunais e fóruns de justiça e eleitoral);
– Habitação e Moradia (programas e politicas publicas);
– Segurança Alimentar e Economia Solidaria;
– Educação (escolas e universidades, públicas e privadas, além de trabalhar como docente em instituições de ensino superior);
– Meio Ambiente, Comunidades e Diversidade (povos tradicionais, indígenas, refugiados, migrantes e grupos ou indivíduos lgbtqi+);
– Organizações da Sociedade Civil e do Terceiro Setor (sindicatos, organizações não governamentais, movimentos sociais, entidades filantrópicas, abrigos e serviços de acolhimento, associações, creches);
– Assessoria e Consultoria (trabalho autônomo, assessoria parlamentar, assessoria e consultoria aos gestores municipais, grupos, movimentos sociais, indivíduos e empresas da rede privada).
Tabela de Honorários do Trabalho Profissional de Assistente Social:
Considerando o § 2° do artigo 1° da Resolução CFESS N° 418/2001, que instituiu a Tabela Referencial de Honorários de Serviço Social – TRHSS, alterada pela Resolução CFESS Nº 467, de 17 de março de 2005, especificamos, abaixo, os valores da hora técnica corrigida pelo IPCA-IBGE:
Graduados/as: R$ 171,02
Especialistas: R$192,08
Mestres/as: R$ 241,82
Doutores/as: R$273,66
Valores a serem cobrados a partir de setembro de 2022.
A tabela é corrigida anualmente pelo IPCA-IBGE em setembro de cada ano.
O IPCA-IBGE (setembro/2021 a agosto/2022) foi de 8,7271%.
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (2023) – Clique aqui
Duração do Curso: 04 anos
Turno: Noturno
Conselho Federal de Serviço Social – https://www.cfess.org.br
Conselho Regional de Serviço Social 15ª. Região Amazonas – https://www.cress-am.org.br
Serviço Social & Sociedade – https://www.scielo.br/j/sssoc/grid
Katálysis – https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/issue/archive
SER Social – https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/issue/archive
Ciências Sociais Unisinos – https://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/issue/archive
Serviço Social em Revista – https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/issue/archive
Horizontes Antropológicos – https://www.scielo.br/j/ha/grid
Revista Poli: Saúde, Educação, Trabalho – http://www.epsjv.fiocruz.br/publicacoes/revista-poli
Saúde em Debate – https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/issue/archive
Revista de Saúde Pública – https://www.revistas.usp.br/rsp/issue/archive
Cadernos de Saúde Pública – http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/acervo/acervo_atual
Revista Praia Vermelha – https://revistas.ufrj.br/index.php/praiavermelha/issue/archive
Revista Temporalis – https://periodicos.ufes.br/temporalis/issue/view/1487
Revista Em Pauta – https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/issue/archive
Revista Radis – https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/todas-edicoes
Serviço Social em Perspectiva – https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/issue/archive
Online Libertas: Revista da Faculdade de Serviço Social – https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/issue/archive
Oikos: Família e Sociedade em Debate – https://periodicos.ufv.br/oikos/issue/archive
Revista Direitos, Trabalho e Política Social – https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/issue/archive
Revista Eletrônica Mutações – UFAM – https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/issue/archive
Coletânea do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social -UFAM https://ppgss.ufam.edu.br/livros.html