IDIOMAS

INGLÊS

O projeto Inglês para Todos após dois anos de sucesso iniciados com a abordagem
instrumental passou a adotar a abordagem comunicativa como forma de levar aos
comunitários, aos alunos, aos egressos e aos professores, mas as quatro habilidades
de maneira integral de modo que os alunos possam engajar de maneira completa em
todo o processo de comunicação em uma língua estrangeira.
As atividades didático-pedagógicas do curso de Inglês passam a ser calcadas na
Abordagem Comunicativa. Segundo Brown (conf. BROWN, H. D. English Language Teaching in the
“Post-Method” Era: Towards Better Diagnosis, Treatment, and Assessment IN: RICHARDS, J. C. & RENANDYA, W. A.
Methodology in Language Teaching: an Anthology of Current Practice. New York: Cambridge, 2002) a abordagem
consiste no fato de que a língua é uma negociação entre o emissor e o destinatário,
priorizando, assim, a habilidade de aquisição da fala.
Além do foco na oralidade, o a metodologia para o ensino da Língua Inglesa também
reverencia o ensino/aprendizagem do desenvolvimento da leitura e da escrita. A
gramática é sutilmente inserida no processo de aprendizagem, fazendo com que o
aluno internalize e automatize a estrutura da língua de maneira indutiva. A leitura
torna-se um complemento das atividades exercidas em sala de aula. Isso endossa a
proposta de metodologia de ensino da Língua Inglesa em oportunizar ao aluno as
quatro habilidades linguísticas fundamentais, quais sejam: compreensão auditiva,
produção oral, leitura e escrita.
O projeto é uma iniciativa da Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM,
conduzido pela Coordenação de Extensão e pelo curso de Letras, com o período de
duração de três anos. O módulo de Conversação é realizado depois desse período.
O projeto é desenvolvido nas dependências da Escola Superior Batista do Amazonas.
A execução do projeto se dará através de aulas expositivas e intensa aplicação de
técnicas modernas de apresentação de um novo idioma.

Coordenadora do Projeto: Profª. Margareth Leite Alencar

Informações: 3305-1827 / 1813