Para incentivar a pesquisa e a discussão no campo de atuação do profissional da área de Biologia e as perspectivas da profissão, a Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), por meio da Coordenação do curso de Ciências Biológicas realizou a “XVI Semana Acadêmica de Biologia da ESBAM: A Diversidade Biológica Em Debate”.
O evento também contou com a participação de pesquisadores e profissionais de outras instituições, como foi o caso do palestrante Edson Rodrigues Costa que é Mestre em Zoologia (Ufam), graduado em Ciências Biológicas (UEA) e técnico em Agropecuária (IFAM-CMZL). Ele falou sobre o tema: “Atropelamento de mamíferos nas estradas brasileiras com ênfase nas estradas amazônicas”, mostrando ao público presente que o número de casos de atropelamentos de animais nessas rodovias vem aumentando significativamente nos últimos anos.
Outro palestrante foi Leandro Siqueira Fernandes que é Mestre em Zoologia (UFAM), graduado em Ciências: Química e Biologia (UFAM) e técnico em Meio Ambiente (CETAM). Ele discorreu sobre o tema: “Potencial dispersão de sementes por Sauim de Coleira”. Outra palestra foi apresentada por Diego Gomes Batista que é Mestre em Zoologia (UFAM), graduado em Ciências Biológicas (ESBAM) e Especialista em Docência no Ensino Superior (ESBAM). Ele abordou o tema: “Triatomíneos amazônicos, potenciais vetores de doença de chagas no Amazonas”.
A última palestra foi apresentada por Douglas Lacerda da Silva que é Mestre em Zoologia (UFAM) e graduado em Ciências Biológicas (UEA). Ele apresentou o tema: “Vocalização de Anfíbios, como método para identificação de espécie”.
A ideia central do evento foi favorecer a interação dos participantes com pesquisadores de diversas instituições, além de estabelecer o intercâmbio e a expansão do conhecimento referente às diferentes linhas de pesquisas e metodologias.
Para o coordenador do curso de Ciências Biológicas da ESBAM, professor Wagner Alan dos Santos Moreira, o evento mereceu destaque. “Foi muito importante para a comunidade acadêmica, pois proporcionou a discussão de temas pertinentes às principais áreas do conhecimento das Ciências Biológicas, promovendo o contato dos participantes com pesquisadores, alunos e professores de outras instituições, visando o intercâmbio acadêmico e a expansão do conhecimento, bem como incentivando a aplicação do conhecimento científico, além de promover discussões sobre a profissão de biólogo”, avaliou o coordenador.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!