No intuito de adquirir maior conhecimento empírico, os alunos do 2º período matutino do curso de Psicologia da ESBAM, fizeram uma visita técnica ao Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), localizado no bairro do Aleixo.

visita inpa4

A atividade foi organizada pelo professor MSc. Andrews do Nascimento Duque que destacou a realização da aula extraclasse. ”A importância dessa visita é por em prática o que aprendemos dentro de sala de aula. É necessário que os alunos tenham um contato maior com projetos e possam construir outras formas de relação com o homem”, explicou o professor.

visita inpa5

A visita técnica está vinculada à disciplina de Psicologia Ambiental que possui um vasto campo de atuação ainda em franca expansão na atual realidade, uma vez que o Planeta Terra passa por mudanças drásticas e as cidades estão cada vez mais populosas.

“Os problemas relativos ao lixo e à poluição ambiental afetam, entre outras coisas, a nossa saúde mental, de forma que a Psicologia Ambiental é uma disciplina que estuda a pessoa em seu contexto, tendo como tema central as inter-relações e não apenas as relações entre a pessoa e o meio ambiente físico e social”, enfatizou Andrew Duque.

visita inpa6

O professor do curso de Psicologia da ESBAM também ressaltou a relevância da aula prática como uma maneira de ampliar o campo de atuação do profissional de Psicologia que pode trabalhar nas áreas da educação ambiental, conscientização ecológica, preservação do meio ambiente e no uso racional dos recursos naturais, visando melhorar a relação do ser humano com o meio ambiente.

O INPA realiza, ao longo dos anos, estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica. O Instituto também é referência mundial em estudos sobre a fauna e flora tropicais.

Texto: Lucas Farias e Sídia Ambrósio