Música, palestras, interação, dinâmicas e muitas orientações marcaram o evento “Outubro Rosa na ESBAM” que aconteceu na última semana de Outubro. O evento inédito teve como foco principal chamar a atenção de alunos, professores e colaboradores para a importância da prevenção no combate ao câncer de mama que é o segundo tipo da doença a vitimar as mulheres no Estado do Amazonas.

0001

A ação foi coordenada pelos alunos dos cursos de Administração e de Serviço Social e de suas respectivas Coordenadorias. Palestras relevantes como a que foi ministrada por Adelaide Portela, médica ginecologista e presidente fundadora da Organização Não Governamental (ONG) Lar das Marias que destacou a relevância do Outubro Rosa. “Devemos falar desse assunto durante todo o ano, não apenas no mês de Outubro. Precisamos divulgar mais informações para a população e esclarecer as dúvidas sobre a prevenção da doença”, salientou.

0002

003

A assistente social e diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Lenise Trindade falou sobre “a importância da mobilização para a causa, pois foi por meio dela que conseguimos detectar muitas mulheres as quais estavam com câncer de mama e não sabiam”.

001

Moda Criativa e Sustentável

0005

006

Na programação diferenciada, as mulheres também puderam prestigiar a palestra sobre “Moda Criativa” com a estilista de Moda Sustentável, Lylle Abreu que também fez a exposição do “The Ladies Brechó”, mostrando como se pode fazer empreendedorismo social e ganhar dinheiro de uma forma criativa e sustentável.

007

“A proposta da palestra foi falar um pouco sobre Moda Sustentável que é um dos assuntos muito discutidos ultimamente. Falamos sobre os conceitos e os pilares que compõe a Moda Sustentável, o que é de fato esse segmento, qual a proposta que ele traz e os termos que você pode estar também aplicando no seu cotidiano, mudando o seu estilo de vida, tendo hábitos mais saudáveis e sendo amiga do meio ambiente”, esclareceu a estilista.

Show, depoimentos e paródia

Alunasdancando02

Alunasdancando01

Pela parte da noite, a programação ficou ao cargo das alunas e alunos do curso de Serviço Social que apresentaram um número de dança com uma paródia da música “Prepara” da cantora Anita com o propósito de chamar para os cuidados que a mulher deve ter e fazer o autoexame. As turmas de Serviço Social também realizaram intervenções com a distribuição de lacinhos e orientaram ao público presente sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

selecionada0011

Selecionada008

A aluna Maria Campelo Braga, do 8º período de Serviço Social que já foi diagnosticada com câncer de mama e foi curada após um rigoroso tratamento, também participou da ação com seu depoimento. “Quero alertar as pessoas para a questão do autoexame porque foi assim que eu detectei o câncer em mim e fui logo fazer o tratamento. Até hoje faço o acompanhamento, mas o importante é ter pessoas que nos amam e nos cuidam e foi o que a minha família fez. Além disso, precisamos ter muita fé em Deus porque essa doença não espera”, alertou Maria.

Selecionada0012

Selecionada009

Selecionada0010

A coordenadora do curso de Serviço Social, professora Simone Lisboa enfatizou que a ação faz parte da grade curricular dos alunos. “É uma atividade vinculada à disciplina de Políticas Sociais que é uma disciplina específica da área de formação e que tem como objetivo trabalhar a sensibilização no âmbito acadêmico, não só do curso de Serviço Social, mas como de todos os demais cursos de toda a Instituição e dando visibilidade da importância para esse trabalho de conscientização e prevenção da saúde da mulher”.

010

011

A programação foi encerrada com o show musical do artista Hosana Santos que levou entretenimento ao público presente. O Outubro Rosa é uma campanha que tem como principal objetivo alertar e prevenir as mulheres sobre o câncer de mama e o câncer de colo do útero.

0006

Alunas002