Psicologia Social e Movimentos Sociais: Articulações Possíveis

O curso de Psicologia da Faculdade ESBAM, promoveu no último dia 25/05, a mesa redonda de ‘Psicologia social e movimentos sociais: articulações possíveis’, no intuito de somar positivamente para a formação do corpo acadêmico da IES.

A atividade proporcionou aos alunos presentes discussões sobre a história dos movimentos sociais, lutas, resistências e o fortalecimento dos grupos sociais.

Andrews Duque, professor responsável da atividade, comentou a importância do evento.

“A atividade mostrou, na sua maior magnitude, uma reflexão sobre a atuação da Psicologia junto aos movimentos sociais, sociedade e organizações no geral. O evento trouxe também a importância de uma psicologia engajada, vinculada a realidade social, que assume o compromisso ético-político da própria profissão do psicólogo(a), como consta no código de ética da profissão”, destacou.

Evidenciar a importância da psicologia junto a esses movimentos é de extrema importância, principalmente por colocarmos em pauta assuntos desse viés e dialogar com a realidade social, ressaltou o mestre.

ASSOTRAM

Um dos papéis fundamentais para uma sociedade justa e igualitária é, sem dúvidas, a promoção de ações sociais como forma de informação à população.

De acordo com Joyce Gomes, Assistente Social e Presidente da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado do Amazonas – ASSOTRAM, um dos processos de rompimento das violências direcionadas à população LGBTQIAPN+ é justamente o conhecimento.

“É de suma importância trabalharmos as informações sobre a nossa comunidade com os futuros profissionais, pois são eles que irão atuar em diversas frentes das demandas da sociedade. Ainda há um déficit muito grande de acesso a algumas especificidades e profissionais que estejam, de fato, capacitados para atuar nas questões da população LGBT+”, disse.

O seminário trouxe a possibilidade de os acadêmicos terem acesso a outras pautas para além do ensino acadêmico. Conseguimos trabalhar muitas questões da comunidade trazendo as demandas, os nossos anseios, as violências no contexto macro e micro aqui da região e também mostrando a realidade e informações da ASSOTRAM, que desempenha um papel fundamental frente às demandas da sociedade, pontuou a presidente.

REDE MAKIRA E´TA

Fundada em julho de 2017, a Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas – Makira E´ta, é uma organização da Sociedade Civil (OSC) independente, privada, de interesse público, sem vínculos político-partidários e sem fins econômicos.

Segundo Emanuel Baniwa, discente do 7º período do curso de Psicologia da IES e coordenador de comunicação da rede makira e´ta, a ação serviu para dialogar e entender como a psicologia pode caminhar junto a essas lutas.

“Observamos, nas iniciativas da Psicologia, um encontro sincero em meio aos movimentos sociais. A sensação é de extremo orgulho por fazer parte do projeto e, principalmente, por ser aluno da Esbam. A iniciativa da Psicologia vem um momento oportuno de muita observação e compreensão para com o ser amazônida”, concluiu.

COLETIVO PONTA DE LANÇA

Fundado no ano de 2018, o Coletivo Ponto de Lança é composto por jovens mulheres negras, as quais retraram o cotidiano da população periférica por meio de produções audiovisuais, que representam com exatidão como é, de fato, a vida nas periferias da região amazônica.

Victória Laranjeiras, acadêmica do 7º período do curso de Psicologia da faculdade e parte operante na organização do evento, comentou o desdobramento e iniciativa do curso em relação aos movimentos sociais.

“A ênfase social nos trouxe a importância dos movimentos sociais no dia a dia do Psicólogo(a). O tema antirracista, que foi estudado em sala de aula, também foi abordado na mesa redonda, trazendo pontos relevantes ao corpo acadêmico presente”, disse.

Um evento dessa magnitude é de suma importância para uma faculdade privada, pois soma positivamente para o crescimento pessoal e enriquecimento no processo de aprendizagem dos futuros profissionais, complementou.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Para Janderson Meira, aluno do 9º período do curso de Psicologia da ESBAM, os temas abordados são extremamente necessários para o dia a dia de um psicólogo(a).

“Pude constatar, como estudante de psicologia, a necessidade dos temas abordados para a nossa profissão. Iremos atender várias classes sociais ao longo da nossa jornada de trabalho e, por isso, precisamos estar seguros com temas dessa natureza”, afirmou.

É de extrema importância entender e saber lidar com a vulnerabilidade social, no sentido de dar o amparo necessário as pessoas que necessitam de um olhar humano. A ESBAM está de parabéns por trazer profissionais desse nível para debates que vão além da sala de aula, enfatizou o acadêmico.

Texto: Lucas Farias
Foto: Edmilson Sousa e Raimison Félix